Índice
ToggleMuitos se perguntam se crise de ansiedade pode matar, mas levar à morte propriamente dita não, no entanto, pode agravar um problema já existente ou desencadear uma doença.
Muitos pacientes ao longo do tratamento para alcoolismo podem apresentar um ataque de ansiedade, principalmente durante a abstinência.
No entanto, todos podemos ter um episódio de ansiedade uma vez ou outra, mas crises recorrentes de ansiedade merecem uma atenção especial.
Vamos mostrar aqui se um ataque de ansiedade pode matar, reconhecer os principais sinais e o que fazer.
Crise de ansiedade pode matar?
Quando a pergunta é se crise de ansiedade pode matar, na verdade, o ataque de ansiedade não, mas pode piorar um quadro clínico ou causar uma doença mais grave, e isso sim pode matar.
Leia também:
A questão é que a pessoa que está passando por isso tem a sensação que vai morrer, muito comum durante o tratamento para dependência química.
De repente, o coração acelera e a pessoa sente falta de ar, mas ansiedade não mata.
Um transtorno de ansiedade quando não tratado pode levar à depressão, doenças cardiovasculares, aumentando o risco de AVC e infarto.
Portanto, a atenção deve ser redobrada em casos de crises de ansiedade constantes, justamente para não agravar a saúde física e mental da pessoa.
O que é ataque de ansiedade?
É bom que fique claro que a ansiedade em si é uma reação normal. Por exemplo, antes de uma prova, uma entrevista de emprego ou até diante de um perigo real.
O problema é quando se torna algo descontrolado, e isso é o que caracteriza um transtorno de ansiedade, e precisa de acompanhamento profissional.
Em uma clínica de recuperação, alguns pacientes têm a sensação que vão morrer por causa da ansiedade, mas é apenas algo na imaginação deles, nada real.
Quais são os sinais de uma crise de ansiedade?
Quem se pergunta se crise de ansiedade pode matar é porque os sinais são muito parecidos com um ataque cardíaco.
Veja alguns desses sintomas:
- Tontura;
- Taquicardia;
- Sensação de fraqueza;
- Formigamento nas mãos e pés;
- Aperto no peito.
Realmente, todos esses sinais se assemelham a um infarto, mas é um mito achar que um ataque isolado de ansiedade pode matar.
Se você apresentar esses sintomas, é recomendável buscar ajuda o quanto antes e assim, voltar a ter uma vida normal.
O que fazer para evitar um ataque de ansiedade?
Felizmente, existem várias abordagens que podem ser usadas para evitar ou pelo menos minimizar um ataque de ansiedade, inclusive é o que é adotado no tratamento para dependência química.
Apenas um profissional capacitado poderá indicar o melhor tratamento, mas praticar atividades físicas e relaxamento ajudam bastante.
Se você pensava que crise de ansiedade pode matar, viu que isso não acontece, mas não pode ser negligenciada.
Uma coisa é se sentir ansioso uma vez ou outra, isso é perfeitamente normal.
O problema é quando essa ansiedade se torna incontrolável, o que pode levar a um transtorno de ansiedade, o que impacta negativamente a qualidade de vida da pessoa.