PROJETO TERAPÊUTICO
Cronograma diário
- Estabelecer regras na comunidade.
- Estabelecer regras para familiares.
- Divisão de grupos (como a instituição dispõe de muitos pacientes, pode-se dividir os pacientes em grupos, para melhor entendimento das temáticas dadas).Ex: Grupo de recém chegados, Pós 90 e Recaídos.
Tópicos de Planejamento
O PROJETO TERAPÊUTICO:
- Acolhimento (3 dias de estadia para voluntários e as normas vigentes para involuntários)
- Avaliação clinica e psicológica.
- Avaliação da enfermagem.
- Anamnese do paciente, e anamnese com familiares.
1ª Fase | Administração da abstinência. ( tratamento medicamentoso casos e obtenha respaldo psiquiátrico).
- Reconhecimento sobre causas e efeitos ( dependência física e psicológica)
- Conscientização
- Tratamento
- Intervenção motivacional
- Continua com o reconhecimento da doença.
- Introdução dos 12 passos ( carta de sofrimento ou carta de recaída).
- TRE e PPR.
- Passos e avaliações.
2ª Fase | Estabilização
- Planejamento de vida (objetivo a curto prazo, 70 a 90 dias).
- Abordagem Cognitivo Comportamental. ( psicológica e terapeuta ).
- Habilidade para resolução de problemas e problemas persistentes (recaídos).
- Habilidade para lidar com situações de risco.
- TRE E PPR.
- Passos e avaliações
3ª Fase
- Efeito da violação da abstinência.
- Planejamento pessoal do Programa de Prevenção de Recaída.
- Planejamento de vida médio e longo prazo.
- Conclusão ( feedback ao paciente e família).
OBSERVAÇÕES: na introdução dos passos e sugerido que o individuo siga as temáticas, avaliações e cartas. É sugerido o 4° passo na instituição.
Grupos
- Recém chegados
- Pós 90 (Fim do tratamento)
- Recaídos ou PPR
O grupo dos recém chegados a partir do 10° ao 15° dia e dado a carta de sofrimento e é estipulada a data da entrega, ao mesmo tempo e pedido para família outra carta referente ao paciente.
Assim comparando as duas pode-se chegar a um consenso em equipe para viabilizar o tratamento do individuo. O paciente permanece no grupo do recém chegado até 90 dias
Recém chegados
- Quem é um adicto? ( resumo e feedback).
- O que é um programa de N.A? ( resumo e feedback).
- Por que estamos aqui? (resumo e feedback).
- 1° ao 3° passo. (avaliações e resumos).
- TRE, TCC.
- Conceitos de uso, abuso e dependência.
- Temáticas e dinâmicas.
- Cronograma
Em vista dos aspectos multifocais da adicção, e ressaltado o abuso de substâncias psicoativas, tanto pela freqüência de utilização quanto pelos danos causados ao usuário. Sendo possível a afirmação que o abuso de substâncias psicoativas são de classe bio psicossociais.
É necessário a identificação de padrões de comportamentos compulsivo, sendo provável que alguns desses comportamentos sejam desencadeados por fatores psicológicos, enquanto outros sejam motivados por fatores fisiológicos e bioquímicos, que possivelmente afetem o paciente de forma direta em seu tratamento.
Pois se faz necessário a conclusão do Plano de Prevenção de Recaída, com o propósito da identificação dos FRs e FPs, além da listagem dos sinais de aviso individuais, com o intuito do planejamento individual de cada paciente, para conclusão do ciclo de intervenção dentro da instituição, e se possível acompanhamento ambulatorial pós-tratamento.
PÓS 90 (Fim do tratamento)
- 4° ao 12° passo. (avaliações e resumos).
- TRE, TCC
- Intervenções motivacionais.
- Temáticas e dinâmicas.
- Conclusão do PPR.
OBSERVAÇÃO: a ressocialização pode contribuir com a identificação de possíveis dificuldades encontradas pelo paciente, contribuindo com a finalização do possível Plano de Prevenção de Recaída anteriormente citado.
Recaídos ou PPR
- Recuperação e recaída. ( resumo e feedback).
- Nós realmente nos recuperamos. ( resumo e feedback).
- Viver o programa. ( resumo e feedback).
- 1° ao 12° passo. ( resumos e avaliações).
- TRE, TCC .
- Intervenções motivacionais.
- Temáticas e dinâmicas.
- PPR e conclusão do PPR.
OBSERVAÇÔES: e possível abordagens motivacionais, com o intuito da identificação de padrões de pensamentos seletivos, possíveis dificuldades do grupo para com a programação, e principalmente a identificação dos estágios motivacionais de cada individuo.