Tem Remedio Caseiro para Tratamento de Alcoólatra?

Tem Remedio Caseiro para Tratamento de Alcoólatra

Entre tantos produtos que acabam passando na televisão que prometem livrar a pessoa do alcoolismo, muitos ainda se perguntam se tem remédio caseiro para tratamento de alcoólatras. E esse artigo, surgiu justamente para você refletir sobre isso. Como uma pessoa que está envolvida dentro do contexto de recuperação, sou um cético sobre procedimentos que envolvam florais e que prometam de maneira eficaz, o tratamento da dependência química, ainda mais o alcoolismo.

Como adicto em recuperação, sei o quanto é difícil ter a doença do comportamento, ainda mais quando se recai sobre uma substância que age no sistema de recompensa do cérebro. O álcool, apesar de ser diferente de substâncias como cocaína e crack, com relação à questão da recuperação a exigẽncia é dobrada. É a substância com maior reincidencia de uso e recaídas. Além de ser gatilho para outras drogas em geral.

 

Mais que Mental, Uma Questão de Comportamento

A dependência química envolve muito mais que uma relação entre pessoa e a substância, envolve diferentes comportamentos – comportamentos adictivos – que estão aliados ou atrelados ao uso. E esse uso, atrelado a suprir certos tipos de sensações ou emoções desconfortáveis. Está cientificamente comprovado que a doença do comportamento adictivo é uma questão de saúde pública que envolve diversas questões.

É tão grave a questão do vício em substâncias químicas sejam ilícitas ou lícitas, que existem diversos grupos de pesquisas internacionais – OMS – que envolvem pesquisadores da área social e médica para estudar e avaliar como resolver essa questão de maneira a serem assertivos no tratamento de pessoas que sofrem dessa doença. Por isso acreditar que tem remedio caseiro para tratamento de alcoólatras infelizmente apesar parecer mágico, e diversos sites apresentarem soluções, é algo extremamente ineficiente e desinformativo.

 

Desinformação e Chá de Charlatanismo.

Antes mesmo de poder escrever sobre essas substâncias, realizei uma pesquisa aprofundada no Google sobre qual o princípio de realizar o tratamento através de vitaminas para repor as perdas que o organismo de um alcoólatra tem, e posteriormente a utilização florais para diminuir a ansiedade.

Consegui entender o ponto que as empresas que prometem salvar pessoas do alcoolismo abordam e onde fisgam seus clientes, mas isso é algo para outro artigo, o intuito é dizer que a eficácia desses tratamentos é simplesmente duvidosa.

Quando se está na ativa – fase em que o dependente está usando a substância – existem resquícios que apontam o uso. Não apenas no comportamento da pessoa, mas consequentemente em seu organismo. Este fica fragilizado com a recorrência na substância, e posteriormente isso reflete na aparência. Ainda mais as pessoas que são dependentes do álcool, uma droga que faz estragos e danos irreparáveis no sistema límbico do organismo.

Utilizar de vitaminas para melhorar o organismo de uma pessoa fragilizada é óbviamente é algo que é benéfico para saúde, mas não que cure ajude a parar de beber. Alguns dos compostos desses “milagres do alcoolismo” são florais ou plantas naturais que ajudam a diminuir a ansiedade resultante do álcool e como consequência fazer com que a vontade de beber tenda a diminuir. Então não é incorreto vendê-los como agentes na redução da ansiedade.

 

Ineficaz e Ponto

Cientificamente é duvidoso dizer que realmente esses compostos farão com que o adicto pare de recair na substância, ainda mais o álcool que é lícito e se encontra com facilidade no mercado. E com relação à remédios caseiros para tratamento de alcoólatras é algo simplesmente desinformativo.

Como citado anteriormente o álcool atinge áreas do cérebro que podem ter processos danosos irreversíveis e não será um floral-vitamínico e nem um chá que faça com que a pessoa pare de beber ou simplesmente venha a se curar do vício.

Tem alguém na sua família com problemas de alcoolismo? Você não sabe como proceder? Vá à um centro de atenção psicossocial – CAPS – e procure ajuda médica. Procure por profissionais da saúde que auxiliem a tomada correta de decisão para um tratamento assertivo. Vir à acreditar em remédios milagrosos, florais e se existem remédios caseiros para tratamento do alcoolismo é um sonho de qualquer pessoa, mas não é verdade. A dependência química é algo doloroso. É incurável e fatal em alguns casos. Portanto não serão esses compostos que irão salvar a vida de quem sofre disso.

Autor: Renan Rugolo Ré

Share:
Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.