O que é Codependência?

Há uma normalidade que quando pensamos em dependência química, justamente apenas pensamos na pessoa que está sofrendo com o abuso compulsivo da substância psicoativa e com os problemas que são trazidos à tona, em consequência desse apego entre dependente e narcótico, mas e a pessoa que é próxima ao dependente químico, afinal de contas o que é codependência?

Por senso comum, e pelos problemas que estamos sofrendo cada vez mais em decorrência do elevado consumo de substâncias psicoativas como álcool, drogas ilícitas e medicamentos tarja preta e vermelha, a atenção se volta para o dependente químico justamente para que o mesmo, no processo de evolução da doença, não se torne um problema social.

Entretanto, existe o outro lado da moeda, que é a questão da família, e das pessoas que tem uma ligação direta com a pessoa que está cada vez mais deixando de ser ela mesma em prol ao vínculo da substância.

Essas pessoas sofrem, ficam tristes e inseguras, temem pelo futuro, se preocupam, e por consequência também acabam por adoecer conjuntamente com o dependente mas de outra maneira, criando processos crônicos como a síndrome do pânico, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e até mesmo depressão.

Sendo assim, é de comum saber que esse adoecimento mental e esse acorrentamento conjunto ao dependente é chamado de codependência, e vamos tratar desse assunto, que normalmente, acaba sendo esquecido por muitos, mas que o Grupo de Reabilitação também acredita que é tão importante quanto pôr à mesa conjuntamente com a adicção em substâncias psicoativas.

 

A droga do codependente é o dependente químico

O dependente químico ou o alcoólatra, tem o vício na substância psicoativa sendo ela ilícita ou lícita, podendo ser estimulante, depressora ou perturbadora. Todavia, indivíduos codependentes tem um direcionamento de inseguranças para a pessoa que é dependente químico, ou seja, a droga do codependente é o dependente químico, claro isso dentro de um contexto de adicção.

Por isso, quanto mais o usuário de drogas e alcoólatra mergulha de cabeça no vício, maior são os laços de codependência de quem quer resgatar essa pessoa de tal processo, aumentando as inseguranças e adoecendo familiares que estão próximos e que torcem pelo bem estar do usuário.

A definição mais abrangente sendo o que é codependência: desta forma, um transtorno emocional que é caracterizado por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação ao outro. Porém nem sempre essa relação traz bons relacionamentos, normalmente a relação de codependência está ligada a prejuízos.

É como se fosse uma prisão em que o indivíduo vive, e suporta mundos e fundos em prol a comportamentos que sequer entende o porque estão presentes naquele relacionamento, mas que devido a baixa estima ou outros problemas interiores, está abrindo a mão de sua própria vida.

O que é Codependência

É muito comum acontecerem situações de codependência entre casais, especialmente onde a mulher assume o papel de codependente, e o homem de progenitor abusivo do lar. Dessa forma, mesmo sofrendo com desrespeito, ameaças, abuso psicológico, físico e sexual, algumas vítimas também acabam por defender seus maridos, já que estão tão acorrentadas e presas neste tipo de relacionamento nada saudável, que acabam por ceder.

A música Love The Way You Lie, de Rihanna , retrata em seu clipe um relacionamento abusivo onde há uma questão de codependência por parte de ambos, mas especialmente o sofrimento é maior na questão do gênero feminino em suportar o abuso do companheiro.

Love the Way You Lie
Amo o jeito que você mente

Just gonna stand there and watch me burn
Fique aí em pé e me olhe queimar

Well that’s alright, because I like the way it hurts
Tá tudo bem, porque eu gosto do jeito que dói

Just gonna stand there and hear me cry
Fique aí em pé e me ouça chorar

Well that’s alright, because I love the way you lie
Tá tudo bem, porque eu amo o jeito que você mente

I love the way you lie
Eu amo o jeito que você mente

Esse é refrão da música e que faz uma reflexão bem inteligente sobre como é a questão dos relacionamentos abusivos entre os casais, sendo assim, trazendo para questões dos usuários de drogas, a droga do codependente é o dependente químico.

 

Como deixar de se viciar em uma pessoa para ajudar ambos?

Se você estiver tão doente quanto o dependente, às vezes não vai conseguir sequer ajudar, muito pelo contrário, um vai alimentar a doença do outro e ambos vão adoecer conjuntamente, então como deixar de se viciar em uma pessoa para ajudar ambos?

Primeiramente você tem que buscar a ajuda necessária. Entender o que é a codependência e se livrar disso, mas não é fácil. Do mesmo jeito que a pessoa que é dependente químico tem uma dificuldade enorme de trocar o foco de sua vida e voltar para si ao invés da substância, a pessoa que está sofrendo de um episódio de codependência precisa se fortalecer psicologicamente e também trocar o foco, do outro para si mesma.

A psicoterapia ajuda muito a fazer esse procedimento de troca, e justamente à entender que a droga do codependente é o dependente químico ou o alcoólatra em uma situação de adicção. Posto isso, ao realizar o tratamento para esse e quebrar esse vínculo emocional, fica fácil enxergar a vida de maneira mais simplificada e tomar as atitudes corretas com relação ao tratamento de familiares que estão em crônicos abusos de drogas e álcool.

 

A libertação emocional da codependência ajuda no direcionamento do tratamento de alcoólatras e dependentes químicos

Por fim, agora que já se sabe o que é codependência, que a droga do codependente é o dependente químico, e que através da psicoterapia o familiar já tem uma estrutura psicológica adequada, vale ressaltar que a libertação emocional da codependência ajuda no direcionamento do tratamento de alcoólatras e dependentes químicos para centros de reabilitação.

Desta forma, o familiar que vai realizar a internação de alguém que tem vício crônico, pode realizar o procedimento de maneira tranquila, sem medo, justamente porque sabe que é o melhor a fazer e não terá dúvidas à respeito do tratamento.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Compartilhe essa informação

Cidades Atendidas

Atendimento 24 Horas

Entre em contato agora mesmo, fale com um de nossos atendentes especialistas e tire  suas dúvidas