Fazer o tratamento para a dependência química e para o alcoolismo não é simples entretanto como um centro de tratamento de álcool para pacientes internos pode ajudá-lo na abstinência? É uma pergunta complexa com uma resposta extremamente simples, em tudo. Falar sobre recuperação sem citar instituições que realizam o apoio no tratamento e na recuperação de alcoolotras é extremamente necessário, ainda mais quando a substância é lícita. Apesar do alcoolismo ser considerada uma dependência química, ou seja, a droga de escolha é o álcool muitos dos alcoólatras em questão (adictos) preferem que sejam denominados com o termo alcoólatras.
O Grupo Reabilitação vem atraveś desta matéria informativa, trazer aos nossos leitores a importância das instituições nos cuidados, tratamentos e terapias para pessoas alcoólatras e que sofrem dos transtornos causados pelo uso abusivo e recorrente do álcool. Desta maneira um centro de tratamento de álcool para pacientes internos pode ajudá-lo na abstinência. Ainda mais quando a abstinencia do alcool é deveras perigosa para o indivíduo que sofre do alcoolismo. É uma das poucas abstinências que pode gerar um choque no sistema nervoso central. Mas isso falaremos mais a seguir.
O Alcoolismo
Em uma pesquisa realizada pelo Hospital Albert Einstein, uma pessoa é considerada alcoólatra quando ela sofre da doença do alcoolismo. Sendo assim um alcoólatra é o tipo de indivíduo que tem uma vontade insaciável de beber, falta de controle ao ingerir a substância ou nas falhas tentativas de parar de recorrer à mesma. É o tipo de pessoa que cria uma tolerância ao álcool severa ao ponto de continuamente aumentar as doses da mesma e que, por consequência, acaba aumentando os problemas decorrentes do álcool..
Sinais do Alcoolismo
Falta de controle do uso, de recreativo seu uso se torna abusivo
Tolerância cada vez maior
Apresentação de abstinência severa à falta da substância
O Hospital Albert Einstein chegou até a desenvolver um questionário simples, mas de grande valia que por sua vez consegue avaliar se a pessoa que está o respondendo têm uma tendência ao alcoolismo ou até mesmo já é considerada alcoólatra.
VOCÊ JÁ SENTIU QUE DEVERIA DIMINUIR A BEBIDA?
VOCÊ FICA IRRITADO QUANDO CRITICAM O SEU HÁBITO DE BEBER?
VOCÊ JÁ SE SENTIU CULPADO POR BEBER?
VOCÊ JÁ INGERIU BEBIDA ALCOÓLICA PELA MANHÃ?
(Link da pesquisa, clique aqui.)
Sendo assim o álcool gera um impacto muito grave no organismo. Em outras pesquisas, apontam que o álcool, apesar de ser uma substância lícita, é a segunda droga mais mortal perdendo apenas para o cigarro. O álcool mata em média anual, 2,4 milhões de pessoas ao redor do globo. Isso diretamente, se contar as mortes derivadas dos problemas que o álcool acarreta no organismo esse número se eleva consideravelmente. Segundo a o instituto Fiocruz, o álcool é mais letal que o crack.
Em outra pesquisa realizada pela OMS e divulgada no site do jornal O Globo, relata que o álcool é responsável por uma morte à cada 20 no mundo. Ou seja, é um número consideravelmente alto para os padrões atuais. A cada 20 pessoas uma morreu em decorrência do álcool, isso é um sinal amarelo quando se considera letalidade e droga em questão.
A Abstinência Alcoólica
Antes mesmo de citar como um centro de tratamento de álcool para pacientes internos pode ajudá-lo na abstinência, precisa-se entender o que é e porque é tão perigosa a S.A.A. (Síndrome de Abstinência Alcoólica). Em um artigo publicado pelo Dr. Ronaldo Laranjeira, Sergio Nicastri, Cláudio Jerônimo e Ana C Marques na Revista Brasileira de Psiquiatria sugere que deve-se medicar dependentes do álcool imediatamente após a apresentação de sinais que remetem a síndrome de abstinência alcoólica sendo eles na íntegra: “hiperatividade autonômica; tremores; insônia; alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias; agitação psicomotora; ansiedade; e convulsões tipo grande mal.” (fonte Scielo.br)
Além do mais, a maior problemática é a questão das convulsões, que nada mais são que choques que o organismo pode apresentar resultante da falta da substância. E é justamente neste caso mais grave que deve-se dar início ao tratamento do alcoolismo em uma clínica de recuperação para dependência química.
As Instituições
O tratamento do alcoolismo é um dos tratamentos que mais se deve ser seguido à risca pelos pacientes e dependentes do álcool justamente por sua licitude. O álcool é uma substância lícita e que é distribuidas em vários lugares, desde postos de combustíveis, padarias, mercados, super e hipermercados. É uma substância enraizada nos costumes da humanidade atual e está ligada à comemorações e festividades.
Por isso a importância do tratamento seguido à risca, justamente para não se entrar em processo de recaída. Então, como um centro de tratamento de álcool para pacientes internos pode ajudá-lo na abstinência? Amenizando e acompanhando esse processo, é essa a verdade. Dentro de uma instituição de recuperação é muito mais fácil acompanhar os eventos que ocorrem com o paciente que sofre do alcoolismo. Desta forma, ao perceber a problemática o início da Síndrome de Abstinência Alcoólica é importante realizar a medicação correta.
É fato que ao não ingerir a substância, o organismo fica à espera da mesma e além do mais, cria sinapses que demonstrem ao organismo a necessidade da ingestão. Ou seja, todo alcoólatra abusivo, vai sentir os sinais da abstinencia do alcool no organismo, isso será inevitável. Entretanto o diagnóstico rápido pela instituição ajuda e muito em como levar o paciente até um médico e solicitar à devida medicação.
Força, Foco e Fé
Nós do Grupo Reabilitação sabemos como um centro de tratamento de álcool para pacientes internos pode ajudá-lo na abstinência e consequentemente no tratamento do alcoolismo. Já temos as práticas dentro dessa questão à muitos anos e sabemos o quão difícil é a recuperação para pessoas que sofrem em decorrência do álcool. Ajudamos à nossos clientes e pacientes a ficarem fortes, a criarem um foco e ter a fé necessária em si mesmos. Afinal de contas, é uma doença e é tratável.
