Clínicas de recuperação em Ferraz de Vasconcelos

Clínicas de recuperação em Ferraz de Vasconcelos

Quando a necessidade é internar um familiar ou amigo em instituições de recuperação, não se pode descartar as clínicas de recuperação em Ferraz de Vasconcelos. Desta maneira, essas instituições são indicadas no tratamento da dependência química e justamente auxiliam tanto as famílias quanto ao dependente com relação à dúvidas na internação. Este artigo tem como principal objetivo passar um pouco do conceito da internação em instituições bem como a explicação do porque as instituições acabam por ser marginalizadas pelas famílias. Ao mesmo tempo, vamos fomentar que o tratamento da dependência química não ocorre apenas dentro da instituição. Não se deve romantizar as clínicas de recuperação e achar que elas, vão curar a dependência química.

Um Comportamento Químico

Todas as pessoas, seja em diferentes fases da vida, acabam por desenvolver ou não um comportamento que surge em momentos de fragilidade emocional. Às vezes esse tipo de comportamento pode surgir com o intuito de fazer passar com mais rapidez uma sensação de desconforto emocional. Essa conduta pode ser uma manipulação, uma mentira, um ajustar de situação, realizar compras demasiadamente, jogar videogame e também usar substâncias psicoativas.

Neste último caso, o consumo de substâncias psicoativas aliada à um comportamento compulsivo e obsessivo é caracterizado e denominado a dependência química. Desta forma, fugir de sensações desconfortantes em uma substância de maneira recorrente e abusiva pode trazer consequências terríveis para o organismo e para saúde mental do indivíduo em questão. Não é a toa que a Organização Mundial da Saúde (W.H.O – em inglês) classificou a dependência química como uma doença dos transtornos da mente humana e que necessita de tratamento intenso.

As Instituições

Conforme anteriormente declinado, a dependência química necessita de um tratamento devidamente estruturado, justamente por ser classificada como uma doença que apesar de atingir um indivíduo em questão, cria uma atmosfera negativa e de instabilidade emocional que ou acarreta em extremo cuidado da família para com o dependente (codependência) ou em abandono por achar que a pessoa é “sem vergonha”. Desta forma existem um conjunto de instituições que realizam o tratamento da dependência química. Essas instituições são Hospitais Psiquiátricos, clínicas de recuperação e comunidades terapêuticas. Entretanto, nós do Grupo Reabilitação disponibilizamos uma série de instituições e as clínicas de recuperação em Ferraz de Vasconcelos são uma delas.

Mas antes de chegarmos ao ponto final que é salientar a cidade de Ferraz de Vasconcelos no quesito tratamento da dependência química, vamos fomentar que muitas das famílias que realizam o tratamento de seus entes queridos em clínicas de reabilitação, acabam por cometer alguns erros que iremos citar à seguir. Um dos erros primordiais é a questão da utilização das clínicas e hospitais psiquiátricos como ultimo recursos, e ao mesmo tempo a romantização dos mesmos na questão do tratamento da adicção.

  1. Marginalização das Instituições
    Quando falamos de tratar um dependente químico, primeiramente precisa-se entender um pouco sobre como funcionam os processos que envolvem a pessoa à este apego na substância. Por mais que não se entenda à princípio e muitas das pessoas terem a crença que é “sem vergonhice” não o é. Como um indivíduo pode ser sem vergonha a tal ponto de trocar a vida pelas ruas e substância? Todavia, quando se entra no processo de tratamento da dependência química, deve-se compreender que o tratamento adequado deve ser embasado principalmente no tipo de substância de apego do usuário. O que nós do Grupo Reabilitação queremos dizer que as chances de ter sucesso no tratamento de um dependente de crack fora da instituição é infinitamente menor ao invés de interná-lo. Ou seja, dependendo de quantas vezes a pessoa recorre a substância e qual é a mesma norteia o tratamento.

    Outro ponto primordial que queremos salientar é que as clínicas não devem ser marginalizadas. Justamente porque são às instituições que fazem um trabalho árduo no tratamento do dependente. Estar isolado e com um assistencialismo total e 24 horas, apesar de sem alguns privilégios, não é de todo mal. Muito pelo contrário. Internar alguém é algo que envolve amor, carinho, afeto e principalmente cuidado. Além do mais o Grupo Reabilitação sabe muito bem disso e têm uma dinâmica de tratamento especial quando a questão é clinicas de recuperação em Ferraz de Vasconcelos.

  2. Romantização das Instituições
    Outra problemática grande dentro do contexto da dependência química é a questão da romantização por familiares das instituições. As pessoas pensam que quando o indivíduo é internado, o tempo que ele passa em tratamento dentro da instituição é suficiente para que se esteja livre da doença da dependência química. “Pronto! Internou, curou” – Não é bem assim. Se pararmos para pensar e refletir, como uma pessoa terá cura de comportamentos que ela traz ao longo da vida toda e que estão ligados à substância em alguns dias ou até mesmo meses? Não, isso não acontece. Então o tratamento inicial e o cessar uso acontece dentro das instituições entretanto, ao sair das mesmas, o tratamento ocorre durante a vida toda.

Uma Vida Livre

Livrar-se das drogas não é fácil, não ocorre do dia para noite e é um passo de cada vez. Temos que sempre salientar que é uma doença dos transtornos da mente, e que o tratamento mais que medicamentoso e psicológico necessita de um aspecto muito importante, a paciência. Deve-se ter muita paciência para tratar da dependência química. Se você não conhece muito sobre a doença e tem um familiar, continue lendo nosso BLOG e além do mais procure informação técnica dentro dos canais do Ministério da Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial, dentro desses meios você terá informação de ponta sobre a doença do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativa.

Além do mais, nós do Grupo Reabilitação também podemos te ajudar. Nossas clínicas de recuperação em Ferraz de Vasconcelos são uma ótima opção para realizar o tratamento do seu ente querido e de seu amigo portador da doença da adicção. A vida dele pode ter se tornado incontrolável, mas com um gesto de amor seu, tudo pode se transformar. Basta você querer!

Share:
Importante: Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.