Abuso de Drogas Causa Esquizofrenia

Abuso de Drogas Causa Esquizofrenia

Se o abuso de drogas causa esquizofrenia, a resposta é depende do tipo de droga, mas causa sim. Especialmente no abuso de drogas perturbadoras como maconha, ecstasy e LSD. Ayahuasca também ajuda a desenvolver esquizofrenia auditiva e visual.

Na verdade é um conjunto de fatores que contribuem para que se desenvolvam comorbidades sérias relacionadas ao transtorno da dependência química.

E nós do Grupo de Reabilitação vamos dar uma mãozinha às pessoas que estão preocupadas com o aparecimento desses transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Sabemos que muitas pessoas utilizam dos mecanismos de pesquisa para pesquisar sobre o que consomem. Hoje em dia, até mesmo pessoas que consomem substâncias químicas ilícitas não são mais ignorantes ao ponto de fazerem o uso sem ao menos pesquisarem o que estão ingerindo.

E nós sabemos muito bem disso, tanto é que desenvolvemos matérias interessantes e que servem de atrativos para estes público. Vamos entender alguns aspectos básicos sobre as drogas para entendermos o porque o abuso de drogas causa esquizofrenia, especialmente as drogas perturbadoras.

Classificação das substâncias

Para darmos início ao nosso texto, temos que entender que existe uma classificação das substâncias psicoativas em três grandes grupos. As drogas depressoras, as drogas estimulantes e as drogas perturbadoras. Sendo assim, vamos explicar todos os três grandes grupos e focar enfaticamente no último, drogas perturbadoras.

  1. Substâncias Depressoras
    São substâncias que abaixam o metabolismo o deixando lento e deixando suas ações baixas, desta forma deixando o reflexo de quem as usa desacelerado. Além do mais, deprimem o SNC sendo:
    Álcool
    Inalantes
    Opiáceos
    Ansiolíticos / Antidepressivos
    Barbitúricos

  2. Substâncias Estimulantes
    Já as drogas estimulantes agem no córtex pré-frontal, especialmente no sistema de recompensa do cérebro. Estimulando o SNC e deixando o organismo em alerta, estado de atenção, com os reflexos ativados e extremamente rápidos. São elas:
    Cocaína
    Crack
    Anfetaminas
    Metanfetaminas
    Cafeína
    Nicotina

  3. Substâncias Perturbadoras
    Já neste caso das substâncias perturbadoras, as mesmas alteram as percepções do indivíduo de espaço e tempo. Além do mais, alteram todos os 5 sentidos, fazendo com que a pessoa tenha alucinações, veja o que não exista, ouça o irreal. Sinta o surreal, e consequentemente em casos de superdosagem tenha atitudes que podem comprometer sua vida futura. As substâncias perturbadoras são:
    Maconha
    Chá de Cogumelo
    Anticolinérgicos medicamentos
    Anticolinérgicos (planta – natural)
    Cacto
    Ecstasy
    LSD

Uma brincadeira com preço Caro

Quando falamos que viciar ou usar esporadicamente drogas perturbadoras é uma brincadeira com um preço caro não estamos brincando. Existem estudos que comprovam que a maioria das pessoas que abusaram dessas substâncias ao longo de anos, e que diziam “Eu paro quando eu quero” desenvolveram esquizofrenia.

Quando falamos de drogas, todas elas causam malefícios. Todas, sem exceção. Inclusive a que mais mata no mundo é uma substância lícita e estimulante, a nicotina, logo em seguida a depressão, o álcool. Então não estamos aqui para desmerecer a periculosidade das demais, mas o enfoque é que o abuso de drogas causa esquizofrenia e que as perturbadoras são o principal enfoque.

Especialmente quando se é adolescente, depois dos 15 anos quando o cérebro ainda está em período de maturação – que vai até os 19 – é importante salientar que ao começar utilizar das drogas perturbadoras, podem comprometer o desenvolvimento de certas partes do cérebro que ao longo do processo, terão sérias consequências e prejuízos irreversíveis.

É uma brincadeira com um preço caro, e nós do Grupo de Reabilitação sabemos bem disso, porque vemos isso na pele, dentro das instituições.

Acompanhamos pessoas que ao longo do processo de tratamento de dependência de drogas perturbadoras, tratam a esquizofrenia por exemplo. Com medicações extremamente fortes para sanar a psicose auditiva e visual.

Flashbacks

Você já ouviu falar em flashbacks? É um lance muito louco de quando você não está sob efeito da droga mas vivencia uma viagem, acredita nisso?

Sim, mas isso é possível. Não estamos falando da maconha, mas sim do LSD. Apesar da maconha demorar em média 6 meses para sair do organismo e o LSD demorar em média horas para sair no sangue e em média 3 dias para sair em exames toxicológicos, já foi comprovado que pessoas que não estavam sob o efeito da droga, mas que usaram no passado, terem flashbacks e momentos de viagem no presente.

Aceleração de um processo patológico

A droga faz uma aceleração de um processo patológico do desenvolvimento da doença, ou seja se a pessoa que tinha um gene de da esquizofrenia inoperante pelo organismo, a droga simplesmente o ativa antecipadamente. E se inicia o ciclo da doença.

Além do mais, pessoas que têm um quadro de esquizofrenia e que fazem o abuso de substâncias, seja como meio de fugir da doença, podem piorar significativamente o transtorno. Ficando mais agressivas e chegando ao ponto de negarem até a medicação, fomentando o ciclo da doença.

O Abuso de drogas causa a esquizofrenia e pessoas que são esquizofrênicas podem utilizar drogas como fugas das psicoses por exemplo. São dois transtornos mentais em que um alimenta o outro. É como na TAB por exemplo.

Indivíduos que têm transtorno afetivo bipolar utilizam da cocaína para sanar a sensação de desconforto e pessoas que nunca tiveram um diagnóstico de TAB, ao longo do processo de uso fizeram uma aceleração de um processo patológico da doença.

Não Abuse da Saúde agora, tudo tem um preço

O Grupo de Reabilitação adverte: não abuse da saúde agora, tudo tem um preço e se paga mais para frente. Todas as drogas são perigosas, até mesmo as lícitas.

Sendo assim, seja comedido em tudo, e evite drogas que fazem mal, mesmo o cigarro por exemplo. Com relação às ilícitas, evite todas se possível. E as perturbadoras, não precisa falar mais nada. Elas causam danos irreparáveis no cérebro de um adolescente, o alterando ao longo da vida como um todo.

Pessoas que são doentes e que já possuem histórico de transtornos mentais na família, especialmente o da esquizofrenia, não devem chegar perto dessas drogas. Ativar um gente como essa, é muito perigoso e pode acabar com um futuro promissor.

Share:
Importante: Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.