Qual a droga mais perigosa?

Um estudo foi feito no Reino Unido para identificar qual a droga mais perigosa, e a classificação final mostrou o álcool em primeiro lugar, seguido da heroína e crack.

Sabemos que o uso de substâncias psicoativas comporta riscos de saúde para o indivíduo, mas também para a sociedade, como a agressão, acidentes de trânsito, criminalidade…

Vale lembrar que se algumas drogas podem ser utilizadas no domínio da medicina a fim de aliviar sintomas e dores, outras são verdadeiramente perigosas.

Para você entender melhor porque o álcool representa a droga mais perigosa, continue a leitura e saiba porque!

Qual a droga mais perigosa?

Qual a droga mais perigosa para a pessoa e para os outros?

Não é a heroína. Não é a cocaína e nem a maconha. É o álcool.

Segundo um estudo publicado na revista Lancet, o álcool ocupa o primeiro lugar entre 20 drogas lícitas e ilícitas, em termos de periculosidade para a saúde e para os outros.

Quanto aos perigos para o usuário, podemos citar: toxicidade, nível de dependência, overdose, doenças relacionadas, etc.

Já quanto aos riscos para os outros: violências associadas ao consumo, acidentes causados pela substância, entre outros.

No entanto, isso não significa que as outras drogas não sejam perigosas, mas ao combinar esses dois perigos, o álcool é considerado a mais perigosa.

Daí a necessidade de ao menor sinal de dependência, buscar o quanto antes tratamento para alcoolismo, especialmente para evitar maiores danos à saúde física e mental.

Quais os perigos do álcool?

Ainda segundo o mesmo estudo citado acima para estudar qual a droga mais perigosa, saiba que beber um copo de álcool por dia durante um ano aumenta de 0,5% o risco de desenvolver um problema de saúde.

dependem da concentração de álcool, mas também apresenta efeitos a longo prazo, mesmo em casos de baixo consumo.

Por ser uma substância psicoativa, ele modifica a consciência e as percepções, mas os efeitos imediatos dependem da concentração de álcool, mas também apresenta efeitos a longo prazo, mesmo em casos de baixo consumo.

Mesmo se a pessoa não se dê conta, os efeitos começam a aparecer desde o primeiro copo. E pelo álcool diminuir os reflexos, a vigilância e afetar a visão e a coordenação dos movimentos, é o principal responsável por acidentes de trânsito.

Isso mostra a importância de buscar o quanto antes um tratamento para dependência química, para minimizar os riscos não apenas para a própria pessoa, mas também para os outros.

Quais as consequências a médio e longo prazo?

Seja você mesmo ou se conhece alguém que consome em excesso bebidas alcóolicas, é importante saber qual a droga mais perigosa com base nas consequência a médio e longo prazo, que são:

  • Vários tipos de câncer: boca, laringe, faringe, esôfago, fígado, mama;
  • Doenças cardiovasculares: hipertensão e AVC;
  • Cirrose;
  • Problemas de atenção, concentração e memória.

Além disso, quando a dependência se instala, as consequências podem ser ainda mais graves, seja no aspecto físico quanto psicológico.

As relações com as pessoas próximas são afetadas, e a vida profissional também é afetada, onde o tratamento em uma clínica de recuperação é a única maneira de fazer com que a pessoa abandone o vício.

Portanto, tenha em mente que a dependência alcóolica é particularmente tóxica para o sistema nervoso, podendo provocar neuropatias, crises de epilepsia e demências.

Então, a chave aqui é agir o quanto antes!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Compartilhe essa informação

Cidades Atendidas

Atendimento 24 Horas

Entre em contato agora mesmo, fale com um de nossos atendentes especialistas e tire  suas dúvidas