Índice
ToggleQuando se trata de transtornos mentais causados pelas drogas, saiba também que pessoas com doenças mentais são mais suscetíveis de ter um problema com drogas.
Por outro lado, pessoas que têm problemas com drogas ou álcool são mais inclinadas a sofrer de uma doença mental.
Estudos mostram que não optar pelo tratamento para alcoolismo ou para drogas em pessoas com problemas mentais, pode agravá-los ainda mais.
Na verdade, o consumo de drogas constitui um meio de tentar controlar os sintomas subjacentes, como ansiedade e depressão, por exemplo.
Nesse artigo, vamos explicar quais transtornos mentais que as drogas podem causar, assim como entender mais essa relação.
Transtornos mentais e drogas qual a relação?
Antes de enumerar os transtornos mentais causados pelas drogas, seria interessante entender mais essa relação, ou seja, por que o uso de drogas ou álcool pode levar a problemas mentais.
Em primeiro lugar, falamos de transtornos mentais quando o indivíduo é incapaz de se adaptar às situações difíceis, mesmo dolorosas, e manter seu equilíbrio psíquico.
Tais problemas podem surgir progressivamente, com mudanças de comportamento, isolamento, afastamento dos amigos, perda de interesse por coisas que gostava de fazer, etc.
Essa relação pode ser explicada pelo fato do consumo prolongado de drogas alterar o equilíbrio neuroquímico do cérebro, que pode afetar as emoções, cognição, movimentação e controle executivo.
Em alguns casos, isso pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais graves.
Por isso que, se você perceber que alguém próximo está consumindo drogas, o melhor a fazer é convencê-lo a buscar tratamento para dependência química, antes que a situação se torne irreversível.
Quais os transtornos mentais causados pelas drogas?
Entre os transtornos mentais causados pelas drogas, os principais incluem:
- Transtornos bipolares: a bipolaridade é caracterizada pela alternância de episódios de euforia e depressão, e em alguns casos, a mudança de uma fase para outra ocorre subitamente;
- Transtornos psicóticos: existem vários tipos de psicoses, onde a esquizofrenia é a mais conhecida, e provocam uma mudança de personalidade;
- Depressão: é um transtorno de humor em que a pessoa pode apresentar um quadro de imensa tristeza, ansiedade, perda de motivação, que pode durar semanas ou até anos;
- Ansiedade: embora a ansiedade faça parte da vida de todas as pessoas, no caso de pessoas que usam drogas, é muito mais acentuada. Por exemplo, tremores, palpitações e aumento da frequência cardíaca.
É fundamental que tais transtornos mentais sejam tratados, assim como a dependência química, que também é considerada um transtorno mental, já que as consequências podem ser muito sérias.
Como tratar?
O tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais, dependendo de cada caso.
Nesse sentido, uma solução é buscar tratamento em uma clínica de recuperação, por contar com profissionais habilitados para tratar esses dois problemas.
Como existem casos onde os transtornos mentais causados pelas drogas podem ser irreversíveis, é um tratamento para a vida toda, especialmente quando o paciente coloca sua vida em risco.
Ou seja, quando o problema de dependência é acrescido de um transtorno mental, tenha em mente que é um processo longo, onde o apoio da família é fundamental!