Quais os Tipos de Tratamento Para Drogados?

Quando a pergunta é sobre os tipos de tratamento para drogados, saiba que é um tratamento individualizado, de acordo com a situação de cada pessoa.

Antes de mais nada, é importante ter bem claro que a dependência química ou alcoólica é uma doença, cujas causas podem ser diversas.

Em relação a como tratar pessoas que usam drogas, em uma clínica de recuperação, por exemplo, o paciente tem à disposição diversas abordagens terapêuticas, onde o profissional vai definir qual é a mais indicada.

Se você está interessado em saber quais os métodos para o tratamento de drogados, vamos detalhar aqui os mais usados em clínicas de reabilitação.

Quais os tipos de tratamento para drogados?

Falamos de tipos de tratamento para drogados muito em razão da complexidade da questão, uma vez que a dependência afeta diversas áreas da vida da pessoa.

Dessa forma, é necessário uma abordagem multidisciplinar, como profissionais para cuidar da saúde física e psicológica do drogado, apenas para citar alguns profissionais envolvidos no processo de recuperação.

Portanto, os principais tratamentos disponíveis são:

  • Desintoxicação: é a fase inicial do tratamento, que consiste em retirar a droga do organismo. É imprescindível o acompanhamento médico, particularmente para reduzir os sintomas da abstinência;
  • Medicamentos: a administração de medicamentos deve ser feita sob supervisão médica, muitas vezes sendo necessário o uso de analgésicos para aliviar dores de cabeça durante a abstinência:
  • Psicoterapia: o principal objetivo da psicoterapia, além do suporte, é fazer com que o dependente tenha consciência de quais comportamentos o levaram às drogas e o que fazer para mudar.

Hoje em dia, muitas instituições são capacitadas para tratar não apenas de drogados, mas também para tratamento para alcoolismo, dependência de jogos, etc.

O mais importante é que o paciente se sinta acolhido. Para isso, conta com o suporte de profissionais de várias áreas, de forma a ser estimulado a vencer o vício da maneira menos invasiva possível!

Quando procurar tratamento?

No início, o usuário pensa que ele tem total controle, mas isso pode mudar rapidamente, e quem está à sua volta pode ser o primeiro a notar que existe um problema.

Seu comportamento mudou, ele já não cumpre mais suas obrigações (na escola, trabalho, família), e que ele passa a maior parte do tempo buscando e consumindo as drogas.

Nesse caso, é importante buscar ajuda o quanto antes e já começar a pesquisar sobre os tipos de tratamento para drogados que existem.

Quando se trata de tratamento para dependência química, a maioria envolve médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, assim como o suporte da família.

Lembrando que o desejo de se livrar das drogas é uma motivação a mais para a recuperação.

Como é feito o tratamento para drogados?

Conhecendo os tipos de tratamento para drogados, saiba que cabe ao profissional elaborar um plano de tratamento, o qual deve ser individualizado.

Isso porque, cada pessoa reage de uma maneira, as necessidades variam de pessoa para pessoa, e até mesmo o tipo da droga e a frequência são levados em consideração.

Com base nessas informações, as ações serão mais assertivas, o que garante o sucesso do tratamento.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Compartilhe essa informação

Cidades Atendidas

Atendimento 24 Horas

Entre em contato agora mesmo, fale com um de nossos atendentes especialistas e tire  suas dúvidas