Índice
ToggleMuitas pessoas se perguntam se a depressão é doença crônica, e realmente se não for tratada adequadamente, pode sim se tornar crônica.
É o mesmo que ocorre com pacientes em tratamento de dependência química se não receberem tratamento adequado, tendo um maior risco de recaída.
A depressão afeta milhares de pessoas em todo o mundo, e todos os aspectos da sua vida cotidiana são afetados, inclusive, levar a pensamentos suicidas.
Vamos mostrar aqui que a depressão é uma doença séria e por isso precisa de um suporte profissional qualificado para garantir sua cura.
A depressão é uma doença crônica?
A depressão não é um estado passageiro, um momento de fraqueza. É uma doença real, com sintomas físicos e psíquicos bem identificados.
A depressão é doença crônica quando não tratada a tempo, e pode durar semanas, meses e até anos.
Leia também:
Na verdade, existem diferentes formas de depressão e evoluir de maneira diferente de pessoa para pessoa, até mesmo se tornar uma doença para vida toda.
Da mesma forma que pacientes em clínica de recuperação para dependência química, um acompanhamento e tratamento terapêuticos são necessários para cuidar de uma pessoa depressiva.
Depressão: entenda seus impactos
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2030, a depressão representará a primeira causa de invalidez.
A depressão é doença crônica pois tem um impacto direto na saúde da pessoa, assim como sua vida afetiva, familiar, social, profissional…
E quais são os impactos?
A depressão diminui a performance intelectual
Cansada, a pessoa tem dificuldades de concentração, é mais lenta, e isso impacta seu trabalho e suas atividades, inclusive se mostra totalmente desinteressada.
Isso é muito comum em pacientes em tratamento para alcoolismo, uma vez que têm um declínio cognitivo.
A depressão afeta a libido
A pessoa que apresenta uma depressão crônica, não tem interesse na sexualidade, e com muita dificuldade em sentir prazer nas relações sexuais.
A depressão diminui o desempenho físico
Com uma fadiga extrema, a pessoa depressiva também apresenta problemas de sono e alimentares.
São tantas disfunções que impactam o seu desempenho físico.
A depressão leva a problemas de relacionamento
É uma doença onde a pessoa se isola, se sente incompreendida, mas também não quer falar.
Isso pode levar a problemas de relacionamento com familiares e amigos.
Por exemplo, em uma clínica de recuperação, geralmente os pacientes chegam com sinais de uma depressão grave e precisam de um cuidado especial.
A depressão é crônica pode se prolongar por anos, com consequências negativas na vida de quem sofre.
Por isso, é essencial um acompanhamento de perto, seja sob forma de psicoterapia e/ou uso de medicamentos para combater esses efeitos negativos.
A depressão tem uma causa hereditária?
Estudos demonstraram que as pessoas cujos pais sofreram de depressão nas suas vidas, têm mais chances e desenvolver um estado depressivo.
É claro que a depressão é crônica não está ligada apenas ao fator hereditário, e sim a diversos fatores.
Além disso, a depressão pode ser considerada crônica de acordo com a intensidade e durabilidade dos sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa.
E mesmo sendo leve, é fundamental um acompanhamento de um profissional qualificado.