Índice
ToggleO alcoolismo é uma doença e seus efeitos são devastadores não apenas para a pessoa em si, mas também para todos que estão à sua volta, em especial, os familiares.
Sendo assim, um dos principais desafios é saber como lidar com um alcoólatra na família, pois muitas vezes, a sua atitude pode fazer toda a diferença.
Nada de confrontar a pessoa e julgá-la, pois assim, só vai piorar a situação.
Assim como acontece com uma pessoa que está em tratamento para dependência química, os familiares precisam estar presentes e dar todo o suporte.
Se você convive com um alcoólatra na sua família, aprenda como lidar com ele e ajudá-lo.
Alcoolismo: Como a família deve reagir?
Quando falamos em alcoolismo, geralmente se volta para quem tem o problema com o álcool, no entanto, o problema afeta também toda a família.
Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é considerado como um problema de comportamento.
Consiste em uma dependência física e psíquica ao álcool, com uma tendência a aumentar progressivamente as doses a fim de obter o efeito desejado.
Assim como no momento de buscar tratamento para alcoolismo, o papel da família é fazer com que a pessoa se cuide, mas por vontade própria.
Isso pode levar bastante tempo, mas vale a pena não se desesperar e ser paciente.
E aí vem a pergunta: como lidar com um alcoólatra na família?
Como lidar com um alcoólatra na família?
A partir do momento que você enfrenta um problema de alcoolismo na família, o primeiro passo é ter consciência que se trata de uma doença e buscar o máximo de informações.
E como lidar com um alcoólatra na família?
- Manter um diálogo, mas não quando ele tiver bebido, pois será inútil;
- Favoreça um clima de confiança, e deixe que a pessoa exprima seu ponto de vista e o aceite sem contestá-lo;
- Evite culpabilizar, condenar, fazer críticas, ameaçar ou impor;
- Tente não julgar, mas escute o que a pessoa está sentindo, e compartilhe com ela os riscos ligados ao álcool, e nunca dizer o que ela deve fazer;
- Evitar levá-la a se tratar em uma clínica de recuperação se ela não estiver de acordo, uma vez que o tratamento só será eficaz se a pessoa quiser;
- Encorajar a pessoa a assumir responsabilidades, assim como ela tem um problema com álcool;
- Fazer com que o alcoólatra saiba que você está presente em todos os momentos;
- De uma maneira bem sutil, tente mostrar os malefícios do álcool, não só para ela, mas também para toda a família.
Por que é importante a família buscar ajuda?
Como já falamos, quando temos um alcoólatra na família, por consequência, a família também fica doente e precisa de ajuda.
Ajuda para saber como lidar com um alcoólatra na família, ajuda para entender melhor o que é uma dependência alcoólica e ajuda para saber qual é o momento de buscar suporte de um profissional.
Na verdade, é um tipo de situação que requer muita calma, paciência e compreensão, e assim como o alcoólatra precisa de apoio e orientação, todos os membros da família precisam também!