Índice
ToggleVamos direto ao ponto: a cocaína causa infarto sim, sendo responsável por cerca de 25% de casos de infartos em pacientes entre 18 e 45 anos de idade.
Vale lembrar que a cocaína é uma das drogas que mais levam dependentes a buscar tratamento em clínica de recuperação, inclusive tem mostrado excelentes resultados.
Além disso, essa substância não apenas provoca infarto, mas diversos outros malefícios à saúde física e mental.
Por isso, se você está desconfiando que um familiar ou amigo esteja usando cocaína, é extremamente necessário buscar ajuda o mais rápido possível.
Nesse artigo, vamos explicar em detalhes a correlação entre cocaína e infarto agudo do miocárdio, os sintomas e todos os outros problemas associados.
Cocaína causa infarto?
Como já mencionado acima, a cocaína causa infarto, e o risco é muito maior nos primeiros 60 minutos após o consumo, aproximadamente 24 vezes mais.
Para você saber, não há nenhuma correlação nem com a quantidade, frequência ou via de administração, ou seja, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar o infarto agudo do miocárdio.
Ou seja, pode ocorrer tanto em usuários regulares quanto em pessoas que experimentam eventualmente. Basta inalar uma “fileira” para provocar um infarto.
E por que isso acontece?
Porque a cocaína leva a um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, aumentando a necessidade do coração de oxigênio.
Ao mesmo tempo que a cocaína diminui o tamanho dos vasos sanguíneos, favorece o acúmulo de placas sanguíneas entre eles.
É preciso tomar cuidado também, pois a dependência do álcool pode trazer sérias consequências aos usuários, por isso, procurar um tratamento para alcoolismo é o melhor caminho para a libertação.
Quais os sintomas de infarto?
Agora que você viu que cocaína causa infarto, geralmente o infarto se manifesta por uma dor na caixa torácica. Esse sintoma pode vir acompanhado de outros sinais, como:
- Palpitações;
- Sensação de vertigem ou náuseas;
- Dificuldades respiratórias;
- Sentimento de ansiedade.
O infarto aparece em média em até 3 horas depois após o consumo da droga, mas também pode ocorrer após alguns dias.
Portanto, se você conhece alguém que está apresentando esses sintomas, é essencial buscar o mais rapidamente atendimento de emergência.
Quais são os efeitos da cocaína no coração?
A cocaína tem uma ação direta nos vasos sanguíneos que se fecham, e muitas vezes, o paciente não sente nada.
Em seguida, e muito rapidamente, há um espasmo na artéria, e uma vez que o coração não é mais irrigado, a cocaína causa infarto.
O miocárdio pode também ficar mais acelerado, o ritmo se intensifica e causa uma morte súbita.
Quanto mais a cocaína é pura, maior o choque nas artérias, e mais elas se retraem.
Além disso, a cocaína pode lesionar o coração a longo prazo, causando arritmias, dissecção aórtica, AVC, miocardite, entre outros problemas.
O problema é que grande parte dos usuários de cocaína não conhecem seus efeitos cardiovasculares, e pensam que essa droga apenas age no humor, para aliviar a ansiedade ou outros problemas.
Saiba que parar de usar a cocaína melhora rapidamente o funcionamento do sistema cardiovascular do usuário e diminui o risco de infarto, e atualmente, o tratamento para dependência química tem ajudado milhares de dependentes a se livrar da droga.
Mais uma vez, o mais importante é buscar ajuda assim que aparecerem os primeiros sinais de uma dependência química, pois isso pode salvar a vida do usuário!