Clínicas de Recuperação Para Idosos

Clínicas de Recuperação Para Idosos

Atualmente se está em alta evidência a procura por clínicas de recuperação para idosos. Estamos em um país que está passando da fase adulta para a fase idosa rapidamente. A pirâmide do envelhecimento no Brasil atualmente está em fase transitória, onde em breve – algumas décadas – teremos menos nascimentos, proporcional a quantidade de pessoas estarão dando entrada em aposentadorias. Ou seja, se equiparando à países desenvolvidos como Japão e Coreia do Sul. Mas será que teremos a mesma infraestrutura?

Para tanto, necessita-se mudar as estruturas de apoio à essa nova e grande classe de cabeças brancas. Sendo assim, diversas regras que atualmente estão em vigor tanto no setor previdenciário como de saúde pública deverão tradicionalmente serem apuradas com veemência. Porém, apesar disso, atualmente existem diversas casas de repouso que auxiliam nos cuidados de pessoas idosas. Além do mais, há algumas clínicas de recuperação de dependentes químicos que oferecem a devida estrutura de apoio à esses idosos.

 

Cuidados Necessários

Como senso comum, todos sonhamos com uma vida ativa, que por sua vez através do trabalho conseguiremos um patamar social relativamente bom. Sendo assim, conquistando reservas e bens que nos dêem um suporte na velhice, para que possamos manter o mesmo patamar. Mas como dito, isso é senso comum. Nem sempre conseguimos criar esses pilares e as vezes se conseguimos, não os mantemos de forma adequada.

Portanto, algo é fato e inevitável. Como você gostaria de envelhecer?
Responder a essa pergunta não é algo fácil, portanto, vamos fazer o seguinte: Vamos viver o hoje e demonstrar brevemente que existem além de casas de repouso como também existem clínicas de recuperação que podem auxiliar nos cuidados do idoso que não tem condições de ficarem sós.

 

A Realidade de Hoje

A realidade das casas de recuperação específicas para idosos são por parte de iniciativa pública do Governo do Estado e do município, ONG’s (Organização Não Governamental), e pela iniciativa privada. Sendo assim, apesar de estar em fase transitória, no Brasil a realidade das casas de longa estadia para pessoas idosas estão felizmente com uma realidade aprimorada.

Antigamente falar em Asilo, era sinal de esquecimento e de solidão. Hoje, com diversos programas de auxílio à esse tipo de instituição, a realidade é muito mais positiva. Além do mais, existem instituições, como clínicas de recuperação para dependentes químicas que além de possuírem recursos para dependentes químicos; também ajudam na questão dos cuidados básicos de idosos como higiene pessoal, alimentação, tratamento cognitivo através de terapias ocupacionais, e equipe de enfermagem para auxílio medicamentoso.

 

Um Suporte Inesperado

Buscar por clínicas de recuperação para Idosos ultimamente é algo de extrema recorrência em pesquisa nos buscadores pois justamente as mesmas clínicas de para tratamentos de compulsão e obsessão, que possuem equipe de enfermagem, também oferecem esse tipo de suporte. Ao mesmo tempo que auxiliam famílias que têm a necessidade de auxílio de um ente querido que necessita de cuidados 24hrs.

Por fim, muitas famílias em que o casal é provedor de recursos para a casa, utilizam de clínicas de recuperação para idosos justamente por não disporem de tempo necessário para os cuidados de alguém que precisa de apoio constantemente. Além do mais esses locais oferecem um suporte para eventuais emergências.

 

Renan Rugolo Ré

Share:
Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.