Índice
ToggleO que muitas pessoas não sabem é que a maior causa de mortes no mundo é por conta de drogas lícitas como o cigarro de tabaco e o álcool respectivamente, entretanto buscar alternativas como os electronics cigarette’s estão chamando a atenção dos especialistas, portanto quanto custa um cigarro eletrônico para a sua saúde?
O cigarro tem a nicotina, uma substância estimulante e que gera saciedade no cérebro, e que apesar dos malefícios, faz com que a pessoa tenha altas taxas de reincidências no uso e crie o hábito de recorrer ao consumo diariamente.
Além do mais, o consumo desse tipo de produto está causando mal para a sociedade como um todo, entretanto, a indústria do capital teve a brilhante ideia de aproveitar brechas nas leis e conjuntamente criar um produto que em teoria faz menos mal que o cigarro de tabaco, mas pode ser fumado em quaisquer ocasiões, são os chamados “viper’s” ou e-cigarettes.
Poder fumar em qualquer lugar sem ser incomodado, seja no trem, no avião, em lugares fechados, ou até no banheiro do shopping, qual coisa boa não? Então, os vaporizadores eletrônicos são uma escolha ótima porque não são a combustão e também teoricamente não fazem mal, será?
Do mesmo jeito que nas décadas passadas não se tinha um estudo adequado sobre os malefícios do cigarro de papel e o impacto que o mesmo causava na sociedade, não se poderia impedir que fizessem propagandas sobre o mesmo, ou até mesmo não incitar o consumo desse tipo de produto.
Porém, com os estudos sobre a saúde ganhando repercussão globalizada e com a era da internet chegando para disseminar conhecimento, os cigarros começaram a ser vistos como vilões em muitas situações desconfortáveis. Seja por esse ou por aquele motivo.
Mas o que mais chamou a atenção foram 2 causas graves, infarto e câncer pulmonar. A maioria das pessoas que morrem de enfarte, eram fumantes e pessoas que tinham câncer de pulmão, também. Coincidência ou algo associado ao tabagismo?
E-cigarette’s é a revolução ao tabagismo
Será que o cigarette ‘s é a revolução ao tabagismo moderno ou só está associado a um aumento relacionado à quanto custa um cigarro eletrônico para a sua saúde? Atualmente, é uma febre o consumo e prática desse hábito estar associado à festas de adolescentes não só nos EUA mas em todo mundo.
Entretanto, o estouro desses e-cigarette’s é a revolução ao tabagismo nos EUA de forma muito mais acentuada em comparação com outros países do mundo. Lá, o produto pegou mesmo, é como o “bichinho virtual” que toda criança queria ter o seu. Porém, uma nova doença misteriosa pulmonar e que ainda não foi especificada, matou 12 adolescentes, e todos usuários deste dispositivo.
Isso chocou várias autoridades americanas, especialmente as vinculadas à saúde, que começaram a olhar para os “viper’s” como um produto muito mais perigoso do que se imaginava. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) disse não saber exatamente o que está nos bastidores por trás de tudo isso.
Entretanto como nos EUA, alguns estados têm muito mais liberdade que os demais em comparativo com a nossa legislação brasileira por exemplo, a prática de consumo em Nova York por exemplo é permitida, entretanto Massachusetts que é muito mais conservador, é proibida a venda e consumo destes produtos.
Outra observação importante a se fazer, é que mesmo grandes consumidores de tabaco, como por exemplo a Índia, proibiram a venda dos “viper’s”. O que fomenta mais ainda a dúvida sobre se realmente os cigarette ‘s são a revolução ao tabagismo.
Outra coisa que é muito interessante é a questão dos aparelhos no Brasil. No país, é proibida a venda desse tipo de acessório, justamente porque não se tem uma regulamentação clara a respeito da Anvisa. Entretanto, é interessante ressaltar que cada vez mais os e-cigarettes são vendidos em shoppings e em tabacarias, o que gera muita polêmica sobre o quanto custa um cigarro eletrônico para a sua saúde.
Eletrônico ou não é de se atentar aos malefícios
Hoje vivemos na era da informação, sabemos tudo de bastando desbloquear o telefone, sendo assim, eletrônico ou não é de se atentar aos malefícios sobre esse tipo de dispositivo. Posto isso, vale ressaltar que como não se tem estudos o suficientes e as informações que fazem com que saibamos como proceder em relação a esse tipo de produto.
Vale ressaltar que muitos produtos já foram lançados com o intuito de reduzir danos à saúde ou com o foco em mudar a perspectiva que o mercado tinha sobre determinado hábito, entretanto nem sempre isso deu muito certo. Além do mais existem vários produtos que circulam por aí e que também se houver consumo demasiado pode levar a óbito como no caso de medicamentos tarja preta.
Outro clássico exemplo são os fast food, que são produtos altamente calóricos e que não fazem bem para o organismo. Desta forma, consumir esse tipo de produto demasiadamente é pedir para se auto-envenenar, entretanto a prática de consumo é lícita e você compra quantos quiser e consome a hora que bem entender.
A indústria de consumo nos proporciona isso, nem tudo o que é bom está disponível para consumo. Fica a nosso critério escolher consumir o que bem entendermos, em teoria somos livres para utilizarmos nosso poder de compra para utilizar de produtos que nos agradam, mas que nem sempre fazem o bem para saúde.
Você tem que pensar no hoje já imaginando lá na frente
No mundo atual, competitivo, você tem que pensar no hoje já imaginando lá na frente como gostaria de estar e quanto custa o cigarro eletrônico para a sua saúde, entra nessa conta. Portanto, atente-se muito à essa questão. Vale ressaltar também que tudo que você faz, tem um impacto na saúde.
Se você cuidar bem da sua saúde, longevidade terá, se não cuidar, terá gastos com medicamentos e infelizmente não chegará à uma idade tão longínqua quanto gostaria, então cuidar de si mesmo agora é essencial para ter uma vida plena e saudável.