Índice
ToggleQuando se trata de realizar o tratamento em clínicas de recuperação, uma variável que conta no procedimento de internação é em como saber se uma clínica de recuperação é confiável. Principalmente quando se fala de saúde, ainda mais em questão o tratamento de dependência química, é importante entender que o tratamento é longo e demorado, então escolher a instituição mais adequada como recurso terapêutico é primordial.
Existem uma quantidade gritante de instituições de tratamento para pessoas que são alcoólatras e dependentes químicos. São hospitais psiquiátricos, clínicas abertas, clínicas fechadas, comunidades terapêuticas e lares. Conforme estamos infelizmente aumentando a quantidade de dependentes químicos no brasil, as clínicas de recuperação acompanham o mesmo crescimento.
É definitivamente importante para o tratamento que se escolha uma clínica adequada. Justamente com a necessidade de evitar procedimentos de reinternação e realocação do paciente em tratamento. Além do mais, a assertividade da instituição conta muito, principalmente quando se trata de adesão ao tratamento.
Sendo assim, nós do Grupo Reabilitação trazemos essa matéria informativa de forma a auxiliar você que é familiar ou amigo de alguém com problemas de dependência química. Se quiser ajudar a escolher a instituição adequada, vamos te dar dicas valiosas para ajudar a escolher o local adequado.
Porém, antes mesmo de começarmos é importante salientar e deixar claro que a adicção em narcóticos é uma doença. E que esse tipo de doença, infelizmente, é progressiva, incurável e fatal. Quanto mais se deixar passar o tratamento de pessoas que têm problemas com substâncias psicoativas, mais a doença evolui e mais difícil se torna a adesão ao tratamento.
Portanto, se voĉe ainda não compreende ao certo se o “vício” é um tipo de transtorno mental ou não, entre em nosso BLOG vocẽ vai encontrar várias matérias falando sobre dependência química, tratamentos em instituições e tratamentos fora das mesmas.
Entender que o tratamento tem uma base sólida
Apesar de existirem diversas clínicas de recuperação é importante destacar que existem unidades simples, com recursos escassos onde o orçamento é apertado, mas que concomitantemente não deixam de merecer no quesito tratamento. Em contrapartida, existem instituições caras, custando aos milhares por mês e que têm aquele algo mais no tratamento, o que as diferencia e justifica a questão do preço.
Mas vamos ao que interessa, o que uma clínica de recuperação tem que ter basicamente para o tratamento da drogadição e alcoolismo? Como saber se a clínica de recuperação é confiável? Aqui segue a base do tratamento dentro das instituições.
Quando o tratamento é voluntário, normalmente é realizado em hospitais psiquiátricos ou em clínicas de reabilitação abertas, em especial nestas justamente pela facilidade do tratamento. Sendo assim o básico do tratamento da dependência química inclui.
-
Atendimento e acompanhamento com um médico psiquiatra
-
Acompanhamento do tratamento com atendimento de um psicólogo
-
Assistência Social para apoio à família e ao dependente
-
Equipe de enfermagem para administração dos medicamentos
-
Equipe de monitoria interna
-
Nutrição adequada acompanhada de três refeições: café da manhã, almoço e jantar.
-
Laborterapia e terapia de grupo com o intuito de criar responsabilidades
-
Atividades de lazer sadias
-
Grupos de Apoio como Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos.
-
Interação com familiares para acompanhamento do tratamento.
Esse é conhecido como o “arroz com feijão” das clínicas de recuperação. Todas as instituições têm no mínimo que atender esse requisito. Independentemente do valor, sendo desde a mais simples até as mais caras, esses requisitos têm de ser encontrados.
Como saber se uma clínica de recuperação é confiável
Agora vamos ao que realmente interessa, entender se uma clínica de recuperação além de atender os requisitos básicos de tratamento é confiável. É importante que você avalie a instituição antes mesmo de realizar o procedimento de internação, entretanto existem dois meios fundamentais de se ver isso.
-
Morando no mesmo local que a instituição se localiza
Quando se vive em uma cidade em que a clínica se estabelece, é importante procurar por apoio online. Procurar por clínicas nas redes sociais como Facebook e Instagram é importante. Além do mais existem pessoas que deixam seus feedbacks nas páginas das instituições, então dar uma lida nesses comentários é importante.
Além do mais existem os CAPS que podem auxiliar no processo de informação sobre a instituição. Junto a isso, por se morar na mesma cidade que a instituição se estabelece, visitar sem compromisso é importante. -
Morando longe da instituição
Quando se pesquisa por uma instituição, seja por um catálogo online ou pelo site da mesma, busque referências sobre a mesma na internet Quando se está distante centenas de quilômetros, é importante saber o máximo da instituição, e pela dificuldade da realização da visita, quanto mais se souber da mesma, mais a assertividade na hora da institucionalização do dependente.
Tratamentos diferenciados e que agregam
Existem uma leque de instituições que fazem o tratamento da dependência química, e muitas delas tem parcerias com diversos tipos de profissionais que auxiliam no procedimento da recuperação de pacientes com dependência química como: terapeutas holisticos, massoterapeutas, professores de Yoga, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, consteladores familiares entre outros.
Esses profissionais são altamente qualificados e agregam consideravelmente ao tratamento da dependência química. Quanto mais ocupado o paciente no tratamento, maior as taxas de adesão ao tratamento, pois não se estando ocioso, não há a oportunidade de dúvidas sobre o mesmo. Entretanto quanto maior a quantidade de atividades, maior o custo da clínica, e consequentemente maior o valor das mensalidades.
Agora é com VOCÊ
Depois de todas as nossas dicas citadas acima, a atitude está com você. O Grupo Reabilitação forneceu todas as informações necessárias para uma boa pesquisa sobre o campo das instituições de recuperação. Em como saber se uma clínica de recuperação é confiável, envolve um trabalho de detetive.
Afinal, quando queremos que alguém se recupere, queremos proporcionar o melhor lugar dentro das condições ofertadas, alinhado aos recursos financeiros disponíveis.
Contudo, nossas instituições e instalações oferecem todo esse aparato no campo da recuperação ajudando centenas de famílias ao longo dos anos. Venha conhecer as instalações do Grupo Reabilitação e traga seu familiar que sofre com a dependência química para entrar em um novo ramo de reabilitação.