5 Passos importantes para ajudar à você Não Recair nas Drogas

5 Passos importantes para ajudar à você Não Recair nas Drogas

Quando se está em recuperação é importante criar uma metodologia para que se evite cair na tentação da recaída, por isso o Grupo de Reabilitação criou 5 passos importantes para não recair nas drogas e para fazer essa manutenção mensal para que mantenha a sobriedade.

Além do mais, vale salientar que a dependência química é uma doença ardilosa. Quando se está em recuperação, a doença fica inativa, quietinha, adormecida lá no fundo do seu subconsciente.

Entretanto, ao longo do processo, quanto mais tempo limpo e sóbrio, mais autoconfiança se tem, e esse é um grande problema para a doença.

Sendo assim, a autoconfiança gera um outro problema típico de muitos dependentes químicos, a falsa sensação de controle, que na verdade está atrelado à questão da recaída comportamental. E isso, é tudo o que a doença quer que aconteça. É como se ela dissesse ao dependente “Acredite no controle que e me traga o que eu quero”

Por isso vale ressaltar mesmo que as clínicas de recuperação são fundamentais quando o assunto é recuperação de pessoas que estão nesta situação, justamente porque elas dão as técnicas necessárias para que as pessoas que estão vivenciando esse quadro de dependência, desviem o pensamento e mudem de postura.

Essa mudança é mais que importante quando se trata de uma real e efetiva transformação, especialmente quando o principal intuito é não usar a substância. Sendo assim, vale a pena prestar atenção nas dicas que vamos fornecer a seguir.

Dicas valiosas, mas que não são mágicas, você vai ter que aprender

Quando se trata de reabilitação química, nós do Grupo de Reabilitação já somos experts nessa questão. Vamos fornecer 5 passos importantes para não recair nas drogas, e essas dicas valiosas, mas que não são mágicas, você vai ter que aprender e com o tempo por em pratica rotineiramente. Então, já comece a por seu cérebro em ordem:

  1. Treinar os Pensamentos

Quando começamos a falar de treino dos pensamentos o mais importante neste tópico é fazer uma análise importante sobre a questão de como eram os pensamentos antes dos processos que envolviam a adicção.

Tentar lembrar e fazer uma análise desses pensamentos é importante para começar a fazer mudanças drásticas e isso é mais que um grande passo. Depois comece a escrever esses pensamentos insanos e a sua nova maneira de pensar, mas com a cabeça focada no presente, sem muitos julgamentos no passado.

Ao longo, você nem percebe, mas quando estiver com muito tempo limpo e voltar a ler os pensamentos que estavam na sua cabeça na época da adicção, vai ver o quanto mudou.

  1. Preste atenção nos Evites

O que são os evites antes de você prestar atenção neles? São lugares, pessoas e hábitos que estão atrelados ao consumo de substâncias.

Para se usar droga, tem que se conseguir a droga com um recurso, comprar com uma pessoa, em um determinado lugar e consumi-la ou por lá sozinho ou com alguém. Então esses são os evites.

Você tem que aprender a evitá-los. Se por exemplo, você é uma pessoa que tem problema com sexo químico, deverá evitar fazer sexo, e se relacionar tão cedo com outra pessoa. Só assim, poderá se manter focado na recuperação.

  1. Cuidado com os Gatilhos

Os gatilhos podem ser várias coisas, na verdade qualquer coisa pode ser um gatilho para uma pessoa com o transtorno da dependência química. Especialmente porque quando se está sem a substância, é comum o corpo pedir a mesma em forma de irritabilidade e qualquer coisinha pode ser motivo para uma briga e assim, recorrer a substância.

Além do mais, em contrapartida, pode ser motivo de comemoração. Por exemplo: “minha mulher está grávida, vou comemorar!” E recai na substância de escolha. Tanto com relação à positividade, quanto a negatividade ou em relação a qualquer outro sentimento, pode se disparar um gatilho para uso.

  1. Codependência pode ser um gatilho

A codependência também pode ser um gatilho, o que muitos não sabem, mas é verdade. A codependência pode ao mesmo tempo parecer um cuidado, nas na verdade é um ato de sofrimento de pessoas que estão adoecidas conjuntamente com o dependente e esse desespero por cuidar erroneamente de que mentalmente está adoecido não ajuda em nada, só atrapalha e gera gatilho de uso.

  1. Evitar a recaída comportamental

Todas as 4 dicas citadas anteriormente têm o intuito de evitar esse ato principal, o do ciclo da recaída comportamento. Recair neste ciclo é o último passo antes de usar a droga de escolha, então, preste atenção em que estágio você está.

Esperamos que essas dicas valiosas, mas que não são mágicas, você vai ter que aprender aos poucos, durante o processo de vivência na recuperação, não é uma coisa que acontecerá de uma hora pra outra, do dia pra noite. Além do mais, mesmo que se caia, ainda sim é recuperação

A recaída também faz parte do processo de recuperação

Poxa, estamos falando de 5 passos importantes para não recair nas drogas e de repente a recaída também faz parte do processo de recuperação, mas como assim?

Exatamente, apesar de ser uma experiência ruim, muitas pessoas que recaem, aprendem com as perdas da recaída, mesmo que isso custe uma instituição ou até mesmo a cadeia. Dentro das cartilhas do CAPS, está escrito que por mais dolorosa que seja a recaída e que as consequências sejam ruins para a saúde física e mental, é importante e se aprende muito com ela.

Você já viu uma criança engatinhar e posteriormente andar? Quando se é neném e está aprendendo a andar, se levanta e cai várias vezes, até aprender a postura, e o equilíbrio correto. Para então, ir dando um passo de cada vez. E assim é a vida de quem é dependente. Entretanto, tem que se tomar cuidado com as recaídas, porque às vezes, elas custam muito caro, como por exemplo a sua vida.

Por fim, se você está limpo à um tempo, parabéns! Mas lembre-se que o que vale é o dia de hoje e que você ainda não o venceu por completo. Entretanto se você está caído, leia nosso artigo ou entre em contato com a gente.

Share:
Importante: Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.