Índice
TogglePor que as drogas causam dependência é uma das principais perguntas feitas por familiares quando se veem diante de alguém próximo usando uma droga, álcool ou outra substância.
Saiba que substâncias psicoativas agem no sistema cerebral, modificando seu funcionamento, o que leva a uma perda total de controle do comportamento.
Por isso, a dependência se trata de uma doença, que deve ser considerada e tratada como tal, o que torna necessário o tratamento para dependência química.
Continue a leitura para entender como ocorre esse mecanismo, quais os fatores de risco e como tratar.
Por que as drogas causam dependência?
Para você entender por que as drogas causam dependência, vale a pena saber como ocorre esse mecanismo no cérebro.
Então, o uso de drogas estimula a produção de dopamina em maior quantidade, uma substância química presente no cérebro que está associada à recompensa e ao prazer.
O cérebro registra assim a ligação entre o uso da droga e o prazer sentido, e quando uma pessoa consome regularmente certas substâncias, ela pode desenvolver uma tolerância.
Dessa forma, o prazer proporcionado pela droga torna-se menos intenso, o que faz a pessoa aumentar as doses para obter aquele prazer.
Vale apenas destacar que não são todas as substâncias que provocam dependência, no entanto, pode-se tornar dependente sem desenvolver tolerância.
Quais os fatores de risco de dependência?
Existem vários fatores de risco envolvidos quando falamos por que as drogas causam dependência, e os principais são:
- Fatores genéticos: algumas pessoas podem ser geneticamente mais vulneráveis às substâncias presentes nas drogas;
- Interação das drogas com o cérebro: as pessoas consomem drogas ou álcool porque essas substâncias estimulam o cérebro e lhes proporcionam um sentimento de bem-estar. Essa gratificação imediata as leva a repetir a experiência;
- Meio social: problemas em casa, na escola, no trabalho ou mesmo na comunidade que a pessoa vive, podem ter uma incidência no risco de ter problemas de abuso de álcool ou drogas;
- Questões ligadas à saúde mental: pesquisas mostraram que mais da metade das pessoas que apresentam um problema ligado ao uso de drogas ou álcool têm também problemas de saúde mental ao longo de suas vidas, principalmente ansiedade ou depressão;
- Forma de aliviar suas emoções: algumas pessoas usam drogas para aliviar suas emoções.
Diante de todos esses fatores, é essencial ficar atento aos sinais de dependência, especialmente quem está por perto, e dependendo da gravidade, uma internação em uma clínica de recuperação é a melhor solução.
Como tratar?
Entendendo agora o mecanismo de por que as drogas causam dependência, como tratar?
A escolha do tratamento adequado depende da gravidade e do tipo de dependência, o apoio da família, dos amigos, e claro, da motivação da pessoa em querer mudar.
Assim como o tratamento para alcoolismo, as abordagens terapêuticas consistem em tratamento medicamentoso e psicoterápico, no entanto, o tratamento é individualizado, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Se você suspeita que alguém próximo está usando drogas, vale a pena conversar com um profissional habilitado, até para entender como lidar com essa situação.
Tenha em mente que a pessoa não se tornou dependente porque quis. É uma doença e a pessoa precisa de ajuda, e pode começar por você!