Onde Encaminhar Usuários de Drogas Para Tratamento

Onde Encaminhar Usuários de Drogas Para Tratamento

A finalidade desse artigo é tirar a indagação do leitor de onde encaminhar usuários de drogas para tratamento. Essa questão pode até à princípio parecer simples, mas não o é. Justamente porque estão presentes várias questões que devem ser analisadas. São tão primordiais que definem a assertividade do tratamento e, como resultado, a adesão da pessoa que sofre da adicção ao tratamento. Sendo assim, quanto mais informações se souber sobre a doença da dependência química, menos barreiras, e mais clareza sobre os procedimentos que envolvem o tratamento

 

Os Fatores

Os fatores predominantes para se avaliar como será dado o primeiro passo na recuperação de um dependente químico é avaliar o seu comportamento, aliás sua mudança comportamental em prol a substância química em questão. Isolamento social, manipulação, mentiras, e outras questões comportamentais devem ser analisadas de maneira assertiva. Trazer a pessoa para próximo é extremamente importante para se trazer confiança a relação, afinal, só se conta as intimidades para pessoas que confiamos muito.

  • A droga de Escolha

Saber sobre a droga de escolha é um dos fatores primordiais para se compreender o processo de doença da dependência química, afinal existem substâncias com alto potencial de dependência. Dessa maneira a entender sobre a droga de escolha é um fator preponderante para onde encaminhar usuários de drogas para tratamento, pois justamente, existem substâncias (crack / cocaína / álcool) que fazer com que os usuários não consigam realizar o tratamento sem estarem dentro de uma instituição.

 

Relação de Confiança

Ninguém conta sua vida para um desconhecido. Ainda mais se há vergonha sobre atitudes para defender o uso, como roubo, prostituição e manipulação. Então, estar próximo à pessoa que sofre da drogadicção é a chave para poder convencê-la a aceitar o tratamento necessário para sua transformação. Isso evitará perdas futuras, sendo elas: financeiras; de afastamento e isolamento; e consequentemente de saúde física e mental. Por isso é importante que, ao entender o processo de vício, o dependente químico que já está acostumado com o comodismo de uso, recorra à novos horizontes de tratamento.

 

Mão na Massa

Agora as barreiras da vergonha, limitação e medo foram rompidas por familiares e amigos, vamos direto ao ponto do tratamento da doença e consequentemente, do adicto que agora se encontra em processo de recuperação. Então, onde encaminhar usuários de drogas para tratamento? Se vocẽ optar para um terapia em sociedade, existem psicólogos e médicos que podem ajudar na questão do tratamento domiciliar. Ansiolíticos e antidepressivos são necessários para esse tipo de tratamento para evitar o processo de abstinência dentro de um quadro de desintoxicação.

Além do mais, o tratamento se baseia através dos pilares de apoio familiar, apoio em grupos de apoio como amor exigente e narcóticos anônimos, rotina pré-estabelecida pelos psicólogos e consequentemente a mudança de hábitos relacionado ao uso (lugares, pessoas e hábitos). Se optar por tratar o dependente químico em clínicas de recuperação e hospitais psiquiátricos, o tratamento ocorre em lugares fechados onde o adicto em recuperação irá aderir à rotina da instituição, tendo consultas recorrentes à médicos, terapêutas e outros profissionais da área da saúde.

Renan Rugolo Ré

Share:
Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.