Clínicas de Recuperação em Itaquaquecetuba

Clínicas de Recuperação em Itaquaquecetuba

Antes mesmo de realizar o procedimento de internação para familiares que são dependentes químicos, é importante buscar por clínicas de recuperação em Itaquaquecetuba. Desta maneira não se fica a mercê de tomar atitudes apenas de intervenção no ato da internação, pois saber sobre a instituição conta pontos não só para a internação mas também para a reabilitação.

Com o processo de consumo de entorpecentes aumentando a nível global, e concomitantemente com a pandemia e o isolamento social, aumentou significativamente o consumo de drogas ilícitas no Brasil de maneira jamais vista anteriormente.

O consumo foi tão grande que a pureza das substâncias caiu consideravelmente. Além do mais, pessoas que estavam limpas à anos, acabaram por recair e começar novamente a estaca zero.

Estamos falando sobre isso, porque justamente percebemos uma alta na procura por internação de pessoas que têm problemas com álcool e drogas. Familiares desesperados entraram em contato com o Grupo de Reabilitação solicitando urgentemente a remoção através da internação involuntária, além do mais, diversas famílias chegaram em nossas instituições com o intuito de internação, mesmo sem reserva de vagas.

Foi então que, nossa equipe percebeu o quanto o rumo da aŕea de tratamento da dependência química estava tomando, o mesmo dos hospitais por pacientes de COVID, simplesmente lotados.

Nos adaptamos e conseguimos tomar as devidas providências para poder atender o máximo de pessoas necessitadas, entretanto, existe um processo que facilita na hora de encontrar a instituição adequada.

Tal meio consiste em a família, além de buscar informações sobre a dependência química, saber a localização e ter o conhecimento do processo de internação nas mais diversas clínicas. Desta forma ao recorrer ao tratamento, pode-se designar o usuário a clínica que mais se adapta a suas condições.

Sendo assim, vamos tomar um rumo em nossa matéria e falar sobre clínicas de recuperação em Itaquaquecetuba. Você sabia que Itaquaquecetuba, localizada na zona leste de São Paulo, é uma cidade que possui diversas instituições para o tratamento da dependência química?

Pois é, muitas pessoas por não terem o conhecimento necessário recorrem a processos de internação em outras localidades, quando na verdade, existem clínicas conceituadas na região e são pouco exploradas. Entretanto, nós do Grupo de Reabilitação estamos aqui para te ajudar a conhecer mais sobre as clínicas de recuperação em Itaquaquecetuba.

Um pouco de Itaquaquecetuba

Localizada na região do alto do Tietê, em torno da zona leste de São Paulo, a cidade de Itaquaquecetuba conta com em média 375 mil habitantes e possui um grande parque industrial. Com diversos morros e com uma elevação considerável, isso não impediu que a cidade crescesse de maneira rápida, aproveitando o máximo da área total do município.

Conjuntamente com essa quantidade de indústrias de transformação locais, a cidade hoje conta com um investimento pesado em educação. Em Itaquá – como os íntimos a chamam – existem diversas ETECS e FATECs além de Faculdades importantes. Isso fomenta a credibilidade que o município tem a respeito da educação local.

Na área da saúde as coisas não são diferentes. Itaquá conta com dois grandes hospitais, como o Santa Casa de Misericórdia, e o hospital Santa Marcelina. Fora a rede de serviços particulares presentes. Conjuntamente a essa questão existem diversos CAPS na cidade, justamente para poder auxiliar no tratamento de pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos.

Entretanto, com milhares de pessoas recorrendo ao serviço de internação anualmente, seja ele em instituições particulares ou públicas, poucas pessoas sabem sobre a quantidade de clínicas de recuperação em Itaquaquecetuba. Por isso a necessidade de nós expormos para nossos leitores do Grupo de Reabilitação um pouco mais sobre tal conteúdo valioso para pessoas que necessitam de apoio.

Violência e Drogas

Infelizmente a cidade de Itaquaquecetuba cresceu de maneira rápida mas desorganizada. Com muitas indústrias e com a região do ABC crescendo rapidamente na década de 50, muitas pessoas que não tinham condições financeiras na época de viver na capital e no entorno do ABC, se mudaram para Itaqua e posteriormente se estabeleceram fixamente.

A grosso modo, com o crescimento desorganizado não houveram recursos estruturados como policiamento, saúde e educação de maneira a atender a toda a população. Além do mais o desenvolvimento social ficou comprometido e com isso a criminalidade aumentou consideravelmente.

Desta forma, com a criminalidade e com as drogas circulando pela região central e alguns bairros menos privilegiados tornou Itaquaquecetuba um lugar perigoso.

Mas para tudo há uma solução. De alguns anos para cá, tecnicamente em meados da década de 90 até os dias atuais, houveram mudanças significativas com relação a maneira como a cidade dava atenção a população. Desta forma, a partir dos anos 2000, políticas públicas locais e estatais viabilizaram o tratamento de pessoas que eram consideradas doentes, os dependentes químicos.

Itaquaquecetuba e a luta contra as Drogas

Por meio da mudança de olhar estabelecida pelos governantes passados em relação à usuários de drogas, houve uma criação de política conscientização local em relação a necessidade de olhar para pessoas que tecnicamente eram consideradas marginalizadas pela sociedade.

Reabilitar, recompor e dar novas oportunidades seria o sopro inicial necessário para que pessoas que, eram mal vistas socialmente, começassem a se transformar. E reabilitação social significa tentar solucionar o problema. Felizmente parte do plano deu certo e graças a essa mudança de olhar que existem diversas unidades de CAPS e de clínicas de recuperação em Itaquaquecetuba.

Grupo de Reabilitação e Parcerias em Itaquaquecetuba

Nós sabemos que não é fácil tratar de pessoas que são alcoólatras e que tem dependência em narcóticos pesados como o crack e cocaína por exemplo. O álcool por ser lícito atrasa o processo de recuperação e o crack, esse é devastador. Posto isso, nós conseguimos diversas parcerias com instituições credenciadas no local, que realizam o tratamento de forma efetiva e eficaz.

Tratar dessas pessoas exige um esforço grande. A dependência química não atinge somente uma pessoa, mas sim toda uma família. Ela evolui gradativamente até se tornar um problema social. Por isso a necessidade da intervenção do processo de evolução químico em instituições, e a escolha certa para vocês, somos nós.

Share:
Importante: Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.