Índice
ToggleAntes mesmo de buscar tratamento para alguém que sofre de abuso de narcóticos, é interessante recorrer a pesquisas sobre o que são clínicas de recuperação para dependentes químicos. Cada vez mais pessoas estão utilizando dos mecanismos de busca para encontrar instituições que realizam o tratamento da doença do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas.
Sendo assim, nós do Grupo Reabilitação estamos de olho nestes mecanismos e trouxemos para vocês esse importante artigo explicando algo que aparentemente óbvio mas que muitas pessoas ainda tem um paradigma a ser quebrado em relação à essas instituições. O que são clínicas de recuperação para dependentes químicos envolve muito mais que reabilitação, mas cuidado constante.
Desta forma, neste ano em que tudo mudou, o tratamento da dependência química também foi incrementado. A pandemia mudou a forma como as pessoas interagem entre si, mudou a forma com que nós nos relacionamos e infelizmente devido ao isolamento social, fez com que houvesse um aumento significativo no número de dependentes químicos na fase ativa.
Isso significa que pessoas que estavam em recuperação, recaíram drasticamente e voltaram novamente ao uso. Sendo assim as famílias novamente voltam à estaca zero, onde o que realmente importa agora é tratar novamente da doença a fim de cessar o processo de uso.
Desta maneira as buscas por internação em clínicas dispararam consideravelmente neste ano. Somos exemplo desta crescente onda de pessoas que buscam ajuda desesperadas. Nossas instalações ficaram lotadas de alguns meses para cá.
Sendo assim, nesta matéria vamos fixar bem o que são clínicas de recuperação para dependentes químicos e a importância das mesmas no cuidado dos pacientes com esse transtorno. O porquê de algumas delas serem marginalizadas por parte da população e o que realmente é realizado dentro das mesmas com relação ao tratamento da adicção em álcool e narcóticos.
Porque escolher uma Clínica de Reabilitação
Existem diversos tipos de pessoas que utilizam de substâncias psicoativas. Uns são usuários esporádicos de drogas, outros utilizam com mais frequência até certo limite, outros já separam parte do orçamento para consumo e a maioria dos dependentes químicos ativos não tem o controle do uso. Sendo assim o consumo de drogas pode se tornar algo perigoso, tirando em algumas vezes, vidas.
Quando o usuário dessas substâncias começa a ficar debilitado física e mentalmente, um sinal de alerta dispara. É importante que a pessoa procure ajuda antes mesmo que algo perigoso, como uma overdose, ocorra. Entretanto, pessoas que têm problemas com drogas normalmente esquecem de si mesmas e não conseguem pedir ajuda.
O que ocorre na maioria dos casos é que normalmente pessoas próximas ao dependente começam a notar a diferença do comportamento, nas atitudes e na forma de agir. Algumas pessoas percebem que algo está errado já na aparência da pessoa, e é desta forma que é importante realizar uma intervenção para poder recorrer aos primeiros passos de tratamento.
Escolher uma clínica de recuperação é importante porque pessoas que não conseguem parar de usar drogas, ou que reincidem o comportamento de uso na substância de maneira recorrente, cessam tal processo. Parar de usar as drogas é importante para começar o tratamento, mas ao mesmo tempo é doloroso.
Cuidado 24 horas, Sete dias por Semana
Ao contrário do que muitos pensam, as clínicas para dependentes químicos são lugares onde pessoas que estão inseguras com relação à conquista da sobriedade, podem ficar despreocupadas. Além do mais, as clínicas são um cuidado contínuo para com os pacientes adictos.
Quem não consegue ficar sóbrio com a rotina atual, dentro do procedimento de internação consegue olhar para si mesmo. O que são clínicas de recuperação para dependentes químicos?
Simples, são lugares onde tratam o transtorno mental da dependência química de forma eficaz e eficiente. Realizando um resgate mental e individual no quesito do tratamento. Aliando nutrição, atendimento psicológico, atendimento médico, controle emocional, e a prática de atividades saudáveis que sustentem os pilares da recuperação.
Marginalização das Instituições
Infelizmente por falta de conhecimento e de instrução, algumas pessoas recorrem ao procedimento de internação como recurso de última instância. Dessa forma, recursos financeiros que poderiam ser utilizados para tratamento dentro de instituições, acabam se perdendo com formas alternativas de recursos terapêuticos.
Desta maneira é importante, justamente porque alguns tipos de drogas que são altamente viciantes e potentes, recorrer imediatamente às clínicas de recuperação.
Deste modo, não se perdem recursos. Não desmerecendo os recursos destinados a tratamentos alternativos, já que qualquer tipo de atendimento ajuda, mas caso o direcionamento fosse mais específico, a verba poderia ser utilizada para incrementar o tratamento dentro da instituição.
Olhando para Si
Cuidar de si mesmo é parte do princípio humano, e está tatuado em nosso cérebro que tudo o que fazemos em nossas vidas tem como principal ato, manter a nossa sobrevivência e preservação da espécie. Entretanto, em pessoas com problemas narcóticos essa realidade se torna deficitária.
Como alguém vai cuidar de si mesmo, se um estímulo externo que traz prazer pode fazer com que seja largada uma vida inteira em prol à uma sensação de prazer momentâneo?
Desta forma, dentro do contexto do que são clínicas de recuperação para dependentes químicos, o resgate ocorre de dentro para fora. Primeiro trata-se da mente para posteriormente tratar do corpo. Afinal “mente sã, corpo são” não é um ditado que está em nossa sociedade desde a época romana.
Cuidar da mente é impreterivelmente importante para nos tornarmos pessoas saudáveis. Conforme aprendemos a lidar com situações desconfortantes e que nos trazem gatilhos, nos prevenimos em situação de risco para com nós mesmos.
Grupo Reabilitação a Escolha Certa
Quando você se questionar sobre se está no caminho certo, ou de realizar a internação de quem você ama ou a si mesmo, saiba que se a sua escolha formos nós, você estará dando o primeiro passo. O passo mais importante, o de procurar ajuda e se apoiar em uma instituição.
Venha nos conhecer, entre em contato. Não tenha medo! Deixar as coisas como estão e esperar que tudo se acalme é justamente o que a dependência química quer. Ela quer te enganar, não deixe que ela faça isso com você. Valorize-se, peça ajuda e tome uma atitude.