TRATAMENTO ALCOOLISMO

TRATAMENTO
PARA ALCOOLISMO

O alcoolismo, uso compulsivo de bebidas que contenham álcool, vem preocupando a sociedade, devido ao grande número de pessoas que tem entrado para este caminho. Isso porque, nem sempre se escolhe entrar, algumas vezes existem outros processos que facilitam essa dependência e uso contínuo.

O consumo excessivo do álcool, além de mudanças de comportamento que podem afetar as famílias do dependente, podem gerar sérios problemas de saúde, como a cirrose e a úlcera. A parada respiratória e o coma também ocorrem em alguns casos, quando a quantidade de álcool inserida naquele momento, passa do esperado. Neste caso, existem vários itens que ajudam a aumentar ainda mais esta problemática, como estar de estômago vazio, por exemplo, assim aumentando ainda mais as chances de a bebida fazer mal.

Porém, nem todos os problemas trazidos pelo alcoolismo são facilmente identificados em curto prazo, alguns deles, como os problemas no fígado, surgem anos depois e prejudicam todo o funcionamento do seu corpo. A síndrome chamada de dependência é muito comum e está presente não só com relação às pessoas com problemas pessoais e profissionais, como muitos afirmam, já que estes são apenas alguns itens que podem aumentar ainda mais o consumo descontrolado. Não necessariamente precisa haver um motivo para alguém ingerir mais álcool do que seria o ideal, alguns o fazem porque se sentem bem e tem a sensação de relaxamento, até o momento que não conseguem mais conseguir o mesmo efeito sem ele e se tornam viciados na bebida alcoólica.

Uma questão fundamental e muito questionada por quem não passa pela situação com algum de seus familiares é o porquê da família não conseguir evitar o vício do ente querido ou ao menos, procurar ajuda antes do caso se tornar tão grave. O problema para estas famílias é que quem começa a depender do álcool nem sempre admite isso e até que fiquem nítidos os problemas que vem sido gerados por conta disso, algumas vezes o vício já está em fase avançada.

Existem, inclusive, mulheres que apanham de seus maridos quando eles estão embriagados, porém com a promessa feita por eles de parar de beber em seguida, elas acabam dando esta oportunidade de mudança, que na verdade, não acontece.

Para Dubowski3 , existem sinais que mostram que indivíduo está alcoolizado e dependente disto. Entre estes sinais se encontram o rubor e edema moderado da face, a edemas das pálpebras, olhos lacrimejantes, hálito forte, falta de coordenação motora, vertigens e desequilíbrio, suores e tremor fino nas extremidades.

A partir destes sintomas podemos observar o porquê da lei de nosso país ser tão rígida com relação a dirigir embriagado. A partir do momento que são ingeridas bebidas alcoólicas, a coordenação motora não é a mais a mesma, os olhos começam a arder e é possível, inclusive, como visto acima, acabar se desiquilibrando. Desta forma, os riscos de acidente aumentam consideravelmente e podem acabar prejudicando pessoas que não tem nenhuma reponsabilidade sobre aquela determinada pessoa alcoolizada.

Os problemas mais graves para o dependente começam a surgir justamente quando algumas de suas ações prejudicam e envolvem pessoas e ações que até o momento o alcóolatra conseguia realizar e agora, depois de não conseguir mais controlar seus instintos, acaba tendo problemas. Isto vai desde chegar no horário adequado ao trabalho, até conseguir conversar com aquele cliente, que sua empresa tanto preza por manter, sem que uma dor de cabeça ou esquecimento sobre a transação passe a acontecer.

Na família, a dependência da bebida alcoólica pode causar inclusive, o pedido pela separação por parte da esposa ou esposo, já que muitas vezes o pedido para que a pessoa parasse era tanto e nunca tenha sido atendido, que muitas pessoas acabam desistindo do alcoólatra, que normalmente, neste caso, só piora.

Algumas pessoas entendem que estão se tornando viciados ou já são, porém não conseguem parar e esta é a hora, de procurar ajuda. Esta ajuda completa pode ser encontrada em uma clínica, onde estão disponíveis diversos recursos e opções de auxílio a este problema ligado ao consumo excessivo da bebida alcoólica, entre eles o contato com a psicoterapia, grupos de ajuda, medicamentos indicados neste combate, terapias e mudanças nutricionais. Todas estas opções são realizadas por profissionais altamente capacitados, dispostos a trabalhar e interromper o vício do álcool, que prejudica em tantos fatores.

Rererências: Dubowski KM. Absorption, distribution and elimination of alcohol: highway safety aspects. J Stud on Alcohol 1985; (Suppl.10):98-108.

SOBRE

Somos uma empresa que visa promover saúde e contamos com excelentes unidades de tratamento que atendem as necessidades de cada paciente. Mais que a obtenção de resultados, a satisfação do paciente e familiares é o nosso foco. Contamos com um corpo clínico altamente qualificado e preparado para atender todos os níveis de Dependência Química e comorbidades.

últimas postagens

CONTATO

Fixo: 11 4116.8001

WhatsApp e Vivo: 11 9 5639.3329
Nextel: 11 94743.9309

Tim: 11 95459.2525